Seg - Sex: 08:00 - 19:00hs Sábado e Domingo - Fechado
77 3422-1585 Central de Agendamento
Vitória da Conquista/BA

Policlínica Sagrada Família

Especial Dia dos Pais – Por que os homens vão menos às consultas médicas?

Neste mês de Agosto é comemorado o Dia dos Pais. É comum a mobilização das famílias em busca do presente perfeito e de uma homenagem à altura para o patriarca da família. Mas, algo que também precisa ser levado em conta é a saúde dos pais.

Segundo pesquisa realizada pelo Centro de Referência da Saúde do Homem de São Paulo, a procura de homens por consultas médicas em comparação às mulheres é 30% menor. Apesar da expectativa de vida masculina estar aumentando, eles vivem sete anos menos que a mulher.

A ideia de cuidar da saúde é um tabu para muitos homens. Eles preferem esconder suas vulnerabilidades ou têm medo de que alguns procedimentos “firam” sua masculinidade. Além da urologia, a gastroenterologia também é uma área em que existe receio da população masculina quanto a consulta.

Além desta resistência às consultas médicas, a maioria dos homens não se alimenta corretamente, não possui a rotina da prática de exercício e tem os hábitos de fumar e beber.

Os exames de rotinas são fundamentais para identificar possíveis doenças e, assim, tratá-las, antes de seu agravamento. Por isso, é indicada a visita a um clínico geral ao menos uma vez por ano para uma consulta.

Pais e filhos: vocês sabiam que a relação paterna pode ser benéfica para a saúde? Quando o homem se torna pai, sua vida muda: a mente se prepara para as novas responsabilidades, são repensados hábitos e comportamentos, uma vez que o homem se tornará exemplo e guia de uma nova vida. A relação de benefícios é mútua: o filho aprenderá com os hábitos do pai e, posteriormente, também retribuirá o cuidado, lembrando-o de cuidar de seu bem-estar.

Aproveitem que o dia dos pais está chegando e fortaleça ainda mais o laço paterno dando atenção à saúde: quebre preconceitos e tabus, conquiste novos hábitos! A saúde do homem é a saúde de um bom pai.

 

Post a Comment