Seg - Sex: 08:00 - 19:00hs Sábado e Domingo - Fechado
77 3422-1585 Central de Agendamento
Vitória da Conquista/BA

Policlínica Sagrada Família

Setembro Verde & Amarelo – Duas causas, uma luta: ser LIVRE para viver bem!

Verde e amarelo. O que acontece quando misturamos duas cores tão simbólicas? O amarelo é a cor do Sol; irradia luz, ilumina os dias com pinceladas de vida. Já o verde simboliza sorte e esperança!

Em Setembro, mês que se inicia celebrando de forma cívica a independência da nossa nação, pensamos no real significado da palavra liberdade. Ser livre é, principalmente, viver bem. Quando damos atenção à saúde e ao bem-estar social, caminhamos para uma sociedade que valoriza a vida. 

Com o objetivo de dar visibilidade e promover conscientização e, assim, prevenção, duas campanhas colorem nosso mês: o Setembro Amarelo e o Setembro Verde. 

De alcance nacional, o Setembro Amarelo tem como intuito conscientizar sobre o suicídio através do diálogo. Segundo o Centro de Valorização da Vida (CVV), nove em cada dez casos de suicídios poderiam ser evitados. O suicídio é uma forma indireta de comunicação: quem tenta o ato quer acabar com a dor e não com a própria vida. Por isso, é fundamental falar sobre esse assunto! 

Em paralelo, nossa clínica, referência na especialidade de coloproctologia, não poderia deixar de lado o Setembro Verde. A campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de intestino, ou o câncer colorretal.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) houve um aumento de 6% nos casos de câncer colorretal em relação a 2017. O câncer colorretal é um tumor que afeta o intestino grosso, sendo o terceiro mais frequente nos homens e o segundo, nas mulheres. 

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento, logo, é necessária a realização frequente de exames de rotina. Procure um coloproctologista para saber o que melhor se adequa a você. A prevenção primária está nos hábitos saudáveis de vida. Acima dos 50 anos de idade, homens e mulheres devem iniciar um programa de prevenção secundária de câncer colorretal: façam exames de pesquisa por sangue oculto nas fezes e realizem a colonoscopia! A depender do histórico familiar, desde a adolescência podem ser necessários exames.

Neste Setembro, integramos nossas áreas e trabalhamos para que a prevenção e a vida venham em primeiro lugar!

Post a Comment